Trata-se de um serviço de proteção para sua moto. Você faz um contrato com uma companhia de seguros, com pagamentos regulares de acordo com o tipo de cobertura desejada. Caso a moto ou terceiros sofram algum dano que seja coberto pela apólice do seguro, você obterá uma compensação proporcional ao dano sofrido.
A quantidade de cilindradas pode ser usada como um dos fatores para o cálculo da apólice do seguro de moto, aumentando de valor proporcionalmente à elevação das cilindradas. Por outro lado, algumas seguradoras nem trabalham com motos de menos de 300 cilindradas. Por isso, fique atento à capacidade do motor na hora da compra.
O perfil do segurado é sempre avaliado, seja para quem procura proteção para moto, carro ou ônibus. No caso dos motociclistas, a primeira informação levada em conta é a idade: até 24 anos, o perfil é considerado de risco. Quem já tem mais tempo de carteira, por outro lado, pode conseguir apólices mais vantajosas.
Bastante similar ao seguro auto, o seguro Moto é essencial para a proteção tanto do motociclista quanto do veículo. Já é consenso que o grupo que enfrenta maior risco de se envolver com acidentes de trânsito e tem a maior chance de ter o veículo roubado ou furtado são os motociclistas
Percentualmente o seguro do carro acaba sendo mais barato do que o moto se comparado o custo do seguro e o valor de mercado do bem. Existem outros fatores da análise de risco que interferem no preço, por isso, algumas pessoas acabam pagando bem mais caro e desistem de ter um seguro por esse motivo